quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Índice pessoal I

Mário de Sá-Carneiro (1890-1916)

Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.

Dispersão

Agustina Bessa-Luís (1922)

Ah, rotina doce dessa vida em comum, porém extraordinária de independência e qualidade solitária!

Os Quatro Rios

Vitorino Nemésio (1901-1978)

A neta explora-me os dentes.
Penteia-me como quem carda.
Terra da sua experiência,
Meu rosto diverte-a, parda
Imagem dada à inocência.

O Verbo e a Morte

Vergílio Ferreira (1916-1997)

Que havia, pois, mais para a vida, para responder ao seu desafio de milagre e de vazio, do que vivê-la no imediato, na execução absoluta do seu apelo? Eliminar o desejo dos outros para exaltar o nosso.

Aparição

José Saramago (1922)

Estou de passagem, dissera o escritor, e estes eram os sinais que ia deixando passar. A mulher do médico pôs-lhe a mão no ombro, e ele com as suas duas mãos foi lá buscá-la, levou-a devagar aos lábios.

Ensaio sobre a Cegueira

Sem comentários:

Enviar um comentário